O Que Faz Um Gestor de Marketing

  • O que é preciso para ser um Gestor de marketing?
  • Quem pode atuar como Gestor de marketing?
  • Que tipo de formação profissional é preciso para isso?

grupo de gestores

Em primeiro lugar, qualquer pessoa pode se tornar um Gestor de marketing, pois, Gestor não é um cargo. Você não precisa ser um gerente, um diretor ou um executivo para ser um Gestor!

Gestor é aquele que gerencia um projeto.

Se você, por exemplo, tem uma empresa, se você é um(a) profissional liberal ou até mesmo se você trabalha em alguma empresa que precisa desenvolver ações de marketing, e isso é quase redundante, pois todo mundo que vende alguma coisa para alguém, seja um produto ou serviço, precisa desenvolver ações de marketing.

Então você pode ser o(a) gestor(a) dessa empresa.

É lógico que para isso você precisa ter a capacitação adequada: você precisa ter a capacidade de desenvolver projetos, fazer um planejamento de ações, conhecer as ferramentas e as estratégias.

Entretanto, não é necessário ter uma formação acadêmica, por exemplo. Alguns dos maiores nomes do empreendedorismo mundial nunca terminaram uma faculdade.

Milhares de empreendedores brasileiros (alguns até reconhecidos internacionalmente) além de não terem feito alguma faculdade, muitas vezes não chegaram nem a ter completado o primeiro grau escolar!

E são verdadeiros gênios do marketing.

Mas apesar de eles não terem tido uma educação formal, ou seja, não terem passado pelos bancos de uma faculdade, com certeza eles se capacitaram muito ao longo dos anos.

Então se você quer atuar na área como:

  • consultor
  • como um profissional de marketing trabalhando dentro de uma empresa
  • prestando serviços como freelancer
  • desenvolvendo sua própria agência
  • montar seu próprio negócio
  • ou fazer o marketing da sua empresa ou do seu serviço caso você seja um profissional liberal

Você pode se capacitar e ser o próprio Gestor de marketing do seu negócio ou da empresa que você trabalha.

Porém, você também precisa entender marketing mesmo que você não vá executar as estratégias e as ferramentas.

Aqui no Brasil há um curso pela internet que abrange absolutamente todas as etapas do marketing. Veja a página oficial neste link.

Para que você tenha melhores resultados e também nunca seja enganado, para que você possa gerenciar sua equipe ou seus fornecedores da forma adequada, você também precisa conhecer do assunto!

Conhecer marketing é muito importante para gerenciar seu negócio e não deixar seu negócio na mão de outras pessoas.

Perceba que não importa o tamanho do seu negócio.

Se você tem uma pequena empresa, uma microempresa, uma Startup, se você trabalha numa multinacional ou se você é o fundador de uma multinacional, você precisa dominar o marketing para conduzir seu negócio para o rumo correto.

E é isso que um Gestor de marketing faz!

Qual é a diferença entre um Gestor e um Consultor de marketing?

Essa é uma dúvida muito comum.

Se você pretende atuar prestando serviços na área, os conhecimentos são os mesmos.

O consultor nada mais é do que alguém que gerencia o marketing para uma outra empresa, mas ele é contratado por um determinado período de tempo.

Essa empresa não quer contratar um funcionário fixo para desenvolver esse projeto ou até mesmo não tem nem demanda o suficiente para ter alguém fixo para isso.

Mas ela precisa de um conhecimento específico para aplicar dentro da empresa. Então essa empresa contrata um especialista (alguém que entenda daquela área de atuação) para aplicar esses conhecimentos dentro da empresa. Esse é o consultor!

Então, os mesmos conhecimentos de um Gestor de marketing são aplicados em uma consultoria de marketing.

Porém, ao invés de você estar trabalhando dentro do seu próprio negócio ou mesmo trabalhando dentro de uma empresa que você é contratado por período integral, você está terceirizando esse serviço por um período determinado de tempo. Essa é a consultoria.

O que você pode fazer com os conhecimentos adquiridos para ser um Gestor de marketing?

Você pode desenvolver seu próprio negócio!

Marketing é desenvolvimento de negócios. Marketing é estratégia.

Quando você dominas os conhecimentos desde a criação de um produto até o pós venda, quando você domina todos os processos, você pode desenvolver seu próprio negócio e não ficar dependente trabalhando para uma determinada empresa!

Se você já tem sua empresa, você pode e deve aprimorar seus produtos e/ou serviços e processos e até mesmo ampliar seu negócio utilizando os conhecimentos de um Gestor de marketing.

Se você quer se tornar capacitado, recomendo que você acesse esse curso completo.

Resumo do curso de gestor de mkt

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!